Soberania nacional conflitos territoriais
- geo rp
- 9 de set. de 2021
- 3 min de leitura
Soberania nacional conflitos territoriais étnicos e culturas e a pluralidade social dos Estados Nacionais contemporâneos no contexto mundial.
As divisões territoriais dos Estados-nações na grande maioria das vezes aconteceram de acordo com as ordens de poder de cada nação ou civilização. Dessa forma, o estabelecimento das fronteiras quase nunca representou a diversidade étnica das mais diversas regiões do mundo. Como herança, existem no mundo inúmeros conflitos étnicos e separatistas, que visam à emancipação e independência de alguns povos, ou a disputa de um mesmo território por duas ou mais nações.
Os conflitos étnicos envolvem embates entre indivíduos ou grupos com características religiosas, territoriais, raciais, políticas e culturais diferentes.
Responda a Atividade nos comentários:
Descreva sobre os conflitos étnicos, religiosos, territoriais, culturais, políticos e raciais que acontecem pelo mundo.
a) Israelense e palestinos.
b) Espanha, catalães X bascos.
c) Índia X Paquistão
d) Hutus x tutsi
e) Dafur x Sudão
f) Guerra do Afeganistão
g) Irlanda do norte
2. Pesquise e descreva conflitos étnicos, religiosos, políticos, culturais e raciais que ocorreram e ainda ocorrem no território Brasil.
3. “Alguns conflitos na Europa tiveram origem vários séculos atrás e relacionam-se ao processo de incorporação de territórios e de grupos étnicos minoritários, como é o caso da dominação inglesa sobre os irlandeses e a espanhola sobre os bascos”.
Sobre o tema dos conflitos étnicos nacionais, assinale a alternativa correta:
a) Os povos bascos são marcados pela luta por autonomia da região basca e pelo empreendimento separatista na Espanha, com o objetivo de se criar um País Basco, que tomaria todo o território espanhol.
b) A Irlanda do Norte é uma nação independente da Grã-Bretanha, com quem forma apenas uma integração territorial e econômica
c) O grupo terrorista basco ETA, apesar de lutar pela criação do País Basco, não conta com o apoio da maioria basca e, desde 2006, anunciou a deposição de suas armas.
d) A luta da Irlanda do Norte por sua independência frente ao território britânico foi marcada por muitos conflitos e, ainda hoje, não existe previsão de pacificação entre as duas partes, com a realização de atentados terroristas praticamente todos os dias.
4. (UENP) Analise as assertivas abaixo referentes à Caxemira.
I. A Caxemira é uma região disputada tanto pela Índia quanto pelo Paquistão, em virtude de localizarem-se, nessa área, as nascentes dos rios Indo e Ganges, além de outras razões.
II. Índia e Paquistão travaram três guerras desde a independência da Inglaterra, em 1947. Duas delas foram por disputas da Caxemira.
III. A Índia controla 40% da Caxemira; o Paquistão, um terço; a China, o resto.
IV. Os muçulmanos são maioria na região e há 12 anos eles começaram a lutar pelo separatismo, num conflito que já matou mais de 33 mil pessoas. O Paquistão propôs um plebiscito para definir o futuro da área. A Índia prefere a mediação internacional.
Estão corretas:
a) todas as assertivas
b) apenas I e II
c) apenas II e III
d) apenas III e IV
e) apenas I e IV
5. Dentre os principais conflitos e impasses étnico-territoriais na região do Oriente Médio, um deles se caracteriza pela luta para a criação de um Estado Nacional que abrigaria aquela que é a maior nação sem pátria do mundo. O texto se refere:
a) aos Curdos, que lutam pela criação do Curdistão.
b) aos Turcos, que tiveram seu território perdido desde a dissolução do Império Turco-Otomano.
c) aos povos da Mesopotâmia, que lutam em uma guerra civil sem trégua para a criação de seu território.
d) aos povos bascos, que liderados pelo grupo terrorista ETA buscam a independência de seu território.
e) aos palestinos, que até hoje não possuem seu Estado e território reconhecidos pela comunidade internacional.
Arquivo original do Roteiro de estudos:
Comments